top of page

Blog

Featured Posts

O que é o Comer Consciente?

  • Dicas de como praticar
  • 29 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

Esta expressão, “comer consciente” é, na verdade, a tradução de Mindful Eating, um conceito que propõe levar a prática budista do mindfulness para a hora das refeições. Essa prática se baseia na ideia de estar presente e dedicar sua total atenção ao que está acontecendo no momento, tanto externa quanto internamente, evitando que a mente vagueie por distrações ou perturbações.

Veja algumas dicas simples de como você pode fazer isso:

1. Conheça sua fome

Se você quer ser mais consciente sobre sua forma de comer, a primeira e mais importante coisa a se fazer é não negar a sua fome. Eu e você nascemos sabendo comer e sabendo exatamente a hora em que temos fome. É preciso ouvir nossos próprios sinais internos de fome e saciedade.

2. Pare e respire!

O que eu quero dizer aqui é que, além de prestar atenção ao alimento, essa prática também pede que estejamos atentos a nós mesmos e ao ambiente, antes, durante e depois da refeição. Ou seja, fazer uma pequena pausa antes de começar a comer é essencial para notar se você está ansioso ou estressado, se está em um local desconfortável ou se está com a mente ocupada com outras coisas.

3. Evite comer estressado

Em relação à digestão, pois a resposta ao estresse “desliga” nossa capacidade de processar e absorver alimentos. Além de tudo isso, o estresse excessivo também atrapalha a nossa percepção do prazer. Quer dizer que nosso corpo não vai sentir tanta satisfação ao comer aquele prato maravilhoso, se estivermos estressados… E aí você já sabe o que acontece: acabamos comendo mais.

4. Prefira comer sem distrações

Na verdade, comer de forma consciente é um ato que deveria ser intuitivo, mas perdemos um pouco esta habilidade. Hoje em dia, menos pessoas têm a oportunidade de almoçar em casa, tranquilas, com tempo. Comemos em restaurantes lotados, ou pior, andando, falando ao celular, digitando no computador… E, mesmo em casa, a tendência é estar sempre distraídos, entretidos.

5. Mastigue

Ao ficar atento à sua mastigação, é muito mais fácil evitar a correria e aproveitar muito mais suas refeições. Além de torná-las um momento mais prazeroso, comer devagar também dá ao cérebro o tempo necessário para trabalhar nos sinais de satisfação e saciedade, evitando que você coma em excesso por falta de atenção.

6. Aproveite a comida

Isso mesmo que você leu! Use os seus sentidos para aproveitar a sua refeição, obtenha o máximo de satisfação que puder dela. Comer, além de ser essencial para

a sobrevivência, também é uma forma de ter prazer.

7. Preste atenção aos efeitos da comida em você

Que alimentos te dão mais saciedade? Tem algum que te faz mal? Tem algum que te faz se sentir bem? O que você prefere comer em cada momento do dia? Como ficou o seu humor após a refeição? Você sentiu satisfação e prazer ou ansiedade e culpa?

Lembre-se sempre: não existe mudança sem pequenos esforços! (por Ariela Belo)

 
 
 

Comentários


Archive
Follow Me
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • CV
bottom of page